quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dica #3 - Mote do dia upcycling/recycling DIY

Mote do dia  upcycling/recycling

Aproveite o próximo fim de semana chuvoso para pôr em prática algumas dicas originais que podem transformar sua casa ou estilo.

Com um pouco de imaginação e originalidade podemos reaproveitar qualquer tipo de material, basta fazer o processo de upclycling, ou seja, olhar para os materiais de forma inventiva e original, dando-lhe uma nova função e permitindo que se transforme em algo de maior uso, valor ou qualidade.

Quando fazemos uma limpeza aos nossos roupeiros aproveitamos para selecionar as roupas que ficam e as que vão para dar, no entanto é comum encontrar algumas peças que estão demasiado estragadas e que não têm condições para ser usadas por outras pessoas e que acabam por ser deitadas fora ou usadas como panos de limpeza.
Reaproveitar tecidos não é a apenas uma questão de evitar que os motivos mais bonitos das nossas antigas roupas acabem no lixo, mas também uma iniciativa ecologicamente correta que demonstra preocupação ambiental.
A nossa dica de hoje é fazer o reaproveitamento a algumas peças de roupa que tenha lá por casa ou algumas rendas perdidas, e transformar uma velha moldura em algo completamente diferente.

Material a utilizar
Moldura velha
Cola branca

Verniz acrílico de artesanato (opcional)
Pincel
Tesoura
Martelo
Restos de tecidos coloridos
Rendas diversas

Vamos então começar a fazer!

Reúna todo o material necessário para a execução deste trabalho, para que nada falte durante o trabalho.

Primeiro vamos desmanchar a moldura retirando a parte de trás e respetivo vidro.

Aplicamos a cola com a ajuda de um pincel e espalhamos bem, ao longo da parte da frente e de trás da moldura e vamos aplicado os diversos retalhos de tecido fazendo uma composição a gosto.

Podemos nesta altura fazer aplicações com rendas, e conjugar as cores dos diversos retalhos para um trabalho mais divertido.

Deixar secar entre 2 a 4 horas, e caso pretenda, é nesta altura que se aplica o verniz de acabamento para uma finalização mais perfeita, que encontra em diversas lojas de artesanato, e deixamos secar 24 horas.

Voltar a montar o vidro e respectiva parte de trás tendo em atenção os pontos mais volumosos da junção dos tecidos.

Caso necessário poderá, com cuidado utilizar o martelo para calcar esses altos.


E voila uma nova moldura para colocar a sua fotografia preferida.






Já deixaram um comentário no nosso blog? Adorava saber a vossa opinião! Obrigada 

imaginaefazes@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário